Iniciativa
Divida uma história de superação
Prefeitura lança concurso para divulgar casos na área de saúde em que as pessoas tenham superado obstáculos
Paulo Rossi -
A prefeitura lançou concurso para divulgar histórias de vida e superação. Os interessados devem encaminhar seu depoimento em áudios de quatro minutos pelo WhatsApp. Comissão especial vai selecionar as melhores histórias, ou seja, as de maior sustentação, replicação e indução a mudanças de hábitos. Essas serão disponibilizadas nas redes sociais e as mais curtidas receberão prêmio em solenidade, além de divulgadas na mídia, no transporte coletivo e em Unidades Básicas de saúde (UBSs).
O assessor da secretária de Saúde, Leandro Thurow, explica que a ideia é compartilhar as histórias que as pessoas têm em relação à saúde. “Quando um semelhante conta uma história, outros se enxergam nela”, comenta, ao exemplificar um caso: uma pessoa que para de fumar e resolve dividir com os demais como foi o processo até se livrar totalmente da nicotina.
O concurso prevê que a pessoa narre sua própria história, a de alguém ou de quem represente um grupo. Basta que grave e encaminhe o áudio com título por escrito, o nome do autor principal e o endereço completo para o número (53) 98419-5571. O certame é aberto a participantes de Pelotas e região. Ainda não estão definidas quantas serão consideradas melhores, provavelmente 20, diz Thurow.
As selecionadas farão parte de vídeos a serem postados nas redes sociais e os mais curtidos serão os ganhadores. A premiação ainda não está definida, talvez sejam concedidos troféus, medalhas, tudo vai depender do número de inscritos, adianta o assessor. Trata-se de proposta inovadora, estabelecida após a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em evento ocorrido Brasília, quando houve palestra sobre inovação, com tema sobre contação de histórias. Resolveram utilizar a estratégia em Pelotas, partindo do princípio de que as pessoas se identificam quando conhecem determinadas histórias. O edital completo do concurso, aberto nesta segunda-feira (26), deve ser disponibilizado até o dia 17 de julho no site da prefeitura: www.pelotas.com.br. Conforme Thurow, é importante que as pessoas se informem corretamente para validar sua participação.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário